quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Parece Uma Boneca

8
10:23
   Trabalhar no centro da Capital não é algo que posso chamar de emprego bom. Não gosto do cheiro das ruas, não gosto do movimento, do barulho, das pessoas pedindo até nossa alma... Quem me acompanha no Twitter sabe o quanto detesto aquelas ciganas insuportáveis, que insistem ainda por cima em pegar a pessoa pelo braço. No trajeto terminal de ônibus - escritório, vejo gente dos mais variados jeitos. De engravatados a astros de rock, com suas roupas pretas e rasgadas em lugares estratégicos. Nesse centro de Porto Alegre, vemos realmente de tudo (não posso esquecer do memorável episódio da prostituta a R$2,50 na Praça da Alfândega).
   Ontem havia combinado de me encontrar com um amigo, o esperaria no mesmo terminal já mencionado. Enquanto aguardo, fico observando as pessoas ao meu redor. É aí que me deparo com algo que me deixa urrando de indignação. Estava ao meu lado mãe e filha pequena, esta não devia ter mais de sete anos. Agora se pergunte, o que tem de mais nisso? A menina estava maquiada, de salto alto e unhas postiças. Curioso foi que minha atenção se prendeu mais nas unhas, aquelas gigantes, quadradas, pintadas de Francesinha! É, meu amigo. Iguaizinhas as das atrizes pornô. Minha vontade foi de perguntar à mãe o que ela tinha na cabeça, porque me desculpem os que acham isso normal, eu considero falta de noção.
   Vi-me a refletir sobre quantas mães fazem isso com suas garotinhas, muitas dessas que passam a infância inscrita em concursos de beleza. Lembrei-me do documentário sobre as cirurgias plásticas a que essas mulheres submetem seres que saíram de seu ventre. Entregam suas crianças ao bisturi. Alegam que é isso que as filhas querem, ser reconhecidas no mundo todo por sua beleza, sonham com vidas luxuosas. Quem de fato deseja tudo isso são os pais, viver às custas de alguém a quem deviam estar amando, cuidando, protegendo e ensinando a serem pessoas decentes, com os dois pés no chão. E desde quando beleza é entupir a cara de base, corretivo e tantos outros artifícios? Que eu me lembre, a beleza já está na gente. Essas máscaras escondem quem a pessoa é, pura enganação. A criatura tem uma cara num momento e assim que a água entra em ação, já tem outra.  Maquiagem já causa danos na pele de mulheres adultas, por toda a química dos produtos. Na pele de uma criança pequena, que estrago deve fazer? E não, maquiagem infantil não existe. Será que não vêem o quanto isso é desumano, ensinando suas menininhas a desde já viver da aparência? Condenando-as a uma vida sem diversão, a todas aquelas brincadeiras divertidas que fizemos durante toda a nossa infância? Pois para elas existe somente a responsabilidade em ganhar concursos, serem adultas. Essas garotinhas assumem o papel de verdadeiras bonecas. Lindas de se ver, não?
   De todas as coisas que posso desejar para mim futuramente, uma das mais importantes é ser uma boa mãe, se um dia tiver filhos. Para as mulheres que já realizaram a façanha de dar à luz, fica meu conselho: cada coisa no seu tempo. Que as suas crianças possam viver a infância com tudo o que esta tem de melhor.
  
  

About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

8 comentários:

  1. Nossa, você é invocada mesmo, hehehehe. Mas concordo com você. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Seu ponto de vista é interessante, não sabia que existia maes monstras como estas.Sou mãe de duas meninas e graças a deus as trato como CRIANÇAS que são.não esquecendo de passar a elas os valores que aprendi quando pequena.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto.um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Temos que ensinar nossos filhos a serem pessoas honestas,mas não esquecer de que não saõ adultos.
    Você com certeza vai ser uma excelente mãe, Bezerrinha. Texto muito bom! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Mah tá alfinetando todo mundo só por que ta de dieta, hahahaha. Brincadeira, tu sabe né!!!! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era manina ja era louca por maquiagem, mas minha mãe nunca deixava usar, dizia que não era para a minha idade, hehehe. Muito legal seu texto,alerta para as pessoas cuidarem bem dos seus filhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Alexandre Luzzi Rodrigues4 de novembro de 2011 às 17:43

    Totalmente de acordo!
    Sem maquiagem até a adolescência! E depois, consuma com moderação!!!
    Belo blog e ótimo gosto musical.

    ResponderExcluir
  8. e verdade, parabens pelo texto.luas

    ResponderExcluir